Se até mesmo muitos profissionais da área têm dúvidas sobre a definição e diferença de cada termo, imagine a cabeça dos estudantes de Comunicação?
De qualquer forma, confira nosso artigo a seguir e veja algumas informações relevantes sobre esse assunto.
Principais diferenças entre publicidade e propaganda
Em linhas gerais, tanto a propaganda quanto a publicidade são consideradas ferramentas para promover ações de vendas. Contudo, cada ferramenta apresenta sua própria estratégia e até mesmo propósitos distintos.
Nesse sentido, podemos conceituar que a propaganda é mais empregada para a divulgação de pensamentos, causas e ideias. Por outro lado, a publicidade tem um lado mais comercial, sendo uma ferramenta da comunicação com a função de anunciar determinados serviços ou produtos.

Conceito de Publicidade
Conforme já destacamos, a publicidade é marcada por apresentar uma finalidade comercial. Além do mais, saiba que sua identificação é fácil, visto que ela requer uma veiculação paga e tem o objetivo claro de mostrar tanto suas intenções quanto a marca de seu anunciante.
Para tanto, a publicidade é criada a partir de um conjunto de técnicas visando instigar a compra por parte de determinado tipo de consumidor. Sendo assim, veja logo abaixo alguns dos mais populares tipos de publicidade:
- Inserções na programação de rádios;
- Anúncios em jornais e revistas;
- Banners em redes sociais;
- Comerciais em intervalos de televisão;
- Anúncios patrocinados em páginas de mecanismos de busca.
Conceito de Propaganda
Neste caso, o conceito de propaganda está baseado no objetivo primordial de difundir questões filosóficas, muito além da finalidade comercial. Ou seja, transmitir ideais filosóficos e persuasivos, a exemplo das propagandas políticas nazistas, a divulgação de crenças religiosas, lições de moral etc. Como exemplos populares de propaganda, podemos citar:
- Captar mais fiéis;
- Campanhas eleitorais;
- Divulgar campanhas de prevenção da saúde;
- Combater doenças e epidemias;
- Melhorar a educação no trânsito;
- Campanhas de vacinação;
- Combater casos de preconceito e racismo.
O que é melhor para minha empresa: propaganda ou publicidade?
Agora que você sabe qual a diferença entre propaganda e publicidade, uma coisa é certa: nos negócios essas áreas podem trabalhar em conjunto. No entanto, em primeiro lugar, alguns especialistas recomendam contratar uma empresa de marketing.
Até porque ela vai ajudar você a partir de uma avaliação mais profunda das suas necessidades e objetivos reais. A partir de então, podem ser definidas as estratégias adequadas para sua empresa tirar o melhor de cada uma.
Contudo, é fundamental contratar um profissional para avaliar bem o que a sua empresa precisa, já que haverá dinheiro envolvido e é bom traçar uma estratégia certeira.