Qual a diferença entre publicidade e propaganda?

Se até mesmo muitos profissionais da área têm dúvidas sobre a definição e diferença de cada termo, imagine a cabeça dos estudantes de Comunicação?

De qualquer forma, confira nosso artigo a seguir e veja algumas informações relevantes sobre esse assunto.

Principais diferenças entre publicidade e propaganda

Em linhas gerais, tanto a propaganda quanto a publicidade são consideradas ferramentas para promover ações de vendas. Contudo, cada ferramenta apresenta sua própria estratégia e até mesmo propósitos distintos.

Nesse sentido, podemos conceituar que a propaganda é mais empregada para a divulgação de pensamentos, causas e ideias. Por outro lado, a publicidade tem um lado mais comercial, sendo uma ferramenta da comunicação com a função de anunciar determinados serviços ou produtos.

Diferença entre publicidade e propaganda
A diferença entre a propaganda e a publicidade

Conceito de Publicidade

Conforme já destacamos, a publicidade é marcada por apresentar uma finalidade comercial. Além do mais, saiba que sua identificação é fácil, visto que ela requer uma veiculação paga e tem o objetivo claro de mostrar tanto suas intenções quanto a marca de seu anunciante.

Para tanto, a publicidade é criada a partir de um conjunto de técnicas visando instigar a compra por parte de determinado tipo de consumidor. Sendo assim, veja logo abaixo alguns dos mais populares tipos de publicidade:

  • Inserções na programação de rádios;
  • Anúncios em jornais e revistas;
  • Banners em redes sociais;
  • Comerciais em intervalos de televisão;
  • Anúncios patrocinados em páginas de mecanismos de busca.

Conceito de Propaganda

Neste caso, o conceito de propaganda está baseado no objetivo primordial de difundir questões filosóficas, muito além da finalidade comercial. Ou seja, transmitir ideais filosóficos e persuasivos, a exemplo das propagandas políticas nazistas, a divulgação de crenças religiosas, lições de moral etc. Como exemplos populares de propaganda, podemos citar:

  • Captar mais fiéis;
  • Campanhas eleitorais;
  • Divulgar campanhas de prevenção da saúde;
  • Combater doenças e epidemias;
  • Melhorar a educação no trânsito;
  • Campanhas de vacinação;
  • Combater casos de preconceito e racismo.

O que é melhor para minha empresa: propaganda ou publicidade?

Agora que você sabe qual a diferença entre propaganda e publicidade, uma coisa é certa: nos negócios essas áreas podem trabalhar em conjunto. No entanto, em primeiro lugar, alguns especialistas recomendam contratar uma empresa de marketing.

Até porque ela vai ajudar você a partir de uma avaliação mais profunda das suas necessidades e objetivos reais. A partir de então, podem ser definidas as estratégias adequadas para sua empresa tirar o melhor de cada uma.

Contudo, é fundamental contratar um profissional para avaliar bem o que a sua empresa precisa, já que haverá dinheiro envolvido e é bom traçar uma estratégia certeira.