Qual a diferença entre marketing e publicidade?

Você já deve ter acompanhado conosco que a Comunicação oferece várias ferramentas essenciais para que ela tenha eficiência e impacto.

Nesse sentido, chegou a hora de abordarmos mais um tema relevante nessa área: qual a diferença entre marketing e publicidade?

Principal diferença entre marketing e publicidade

Ao certo, há uma dinâmica na interligação entre essas duas ferramentas. Seguindo esse raciocínio, para essa diferença ficar mais clara na sua cabeça, imagine que um departamento de marketing precisa ter interação direta com a contratação de uma agência de publicidade.

A partir de então, em relação à publicidade esses objetivos estão mais voltados à divulgação de valores, soluções e ideias. Em outras palavras, a publicidade tem a meta de influenciar consumidores a efetuar compras por meio de técnicas criativas.

diferença entre marketing e publicidade
Diferença entre eles

Definição de Marketing

Em linhas gerais, a função do marketing é identificar e criar uma demanda de consumo para toda e qualquer necessidade humana. Para tanto, ele procura passar um determinado valor ético ao público, conquistando destaque frente à concorrência.

Em outras palavras, ele atua no processo de fidelização de clientes. Contudo, para isso um marketing eficiente precisa ter como base o que chamamos de “Cinco Ps”, que consistem em:

  • Ponto;
  • Produto;
  • Público;
  • Preço;
  • Promoção.

Definição de Publicidade

Se você ainda não acompanhou nosso artigo sobre publicidade, aproveite para tirar suas dúvidas nas linhas a seguir. Primeiro, saiba que ela é toda a estratégia que envolve a promoção e a divulgação de uma marca, serviço ou produto nos meios de comunicação.

Nesse sentido, sua função é basicamente divulgar mensagens visando atingir um determinado público-alvo. Além do mais, para atender aos objetivos prévios da área de marketing, a publicidade utiliza a propagação desse conteúdo através de peças e campanhas publicitárias. Direto ao ponto, anote aí: é a publicidade que é a ferramenta do marketing.

Porque tanto o Marketing como a Publicidade são importantes para o negócio?

Porque é justamente essa cumplicidade na comunicação que vai ajudar seu negócio a atingir seu consumidor e, assim, aumentar as vendas. Em outras palavras, a partir do marketing sua empresa passa a contar com planejamento em ações e estratégias.

A partir de então, o investimento numa agência de publicidade permite a execução de campanhas direcionadas e mais eficientes. Enfim, enquanto o marketing identifica e amplia relacionamentos, a publicidade conquista e faz sua marca estar sempre próxima do seu futuro cliente.

Então, se você tinha dúvida de qual ferramenta usar, esperamos que tenha se esclarecido: a publicidade e o Marketing andam de mãos dadas, portanto, juntas elas são essenciais para o seu negócio.