Publicidade criativa, ideias, estratégias

Para uma marca conquistar seu público, a presença de criatividade em anúncios e comerciais deve ser a marca registrada dos profissionais de comunicação.

Para abordar mais esse fascinante universo, vamos abordar a seguir um tema que cativa tanto estudantes quanto o próprio mercado: a publicidade criativa, ideias e estratégias.

O que é publicidade criativa?

São muitas as empresas de comunicação que precisam lutar para consolidarem sua presença e adquirirem mais clientes em seus portfólios. Nesse sentido, o investimento numa publicidade criativa é a arma para que agências possam se tornar diferenciadas nesse meio.

No entanto, definir o que é uma publicidade criativa pode ser uma combinação de vários elementos. Em linhas gerais, ela costuma ser conceituada como uma ação de comunicação que impacta seu público-alvo.

Publicidade criativa da Pepsi
Propaganda criativa da Pepsi

Ideias de publicidade criativa

A partir de um simples conceito, uma marca já pode deixar seus concorrentes para trás. Para tanto, elas precisam investir em agências com profissionais competentes, estratégia de mercado e alto investimento em mídia.

Enfim, até mesmo uma oportunidade de mercado pode fazer a diferença ao lançar uma publicidade criativa. Como exemplo atual, podemos citar as campanhas de anunciantes durante a fase de isolamento social para aliar suas marcas à sua própria responsabilidade social.

Exemplos de publicidade criativas que deram certo

“Quem não é visto, não é lembrado”.

Contudo, algumas parcerias entre anunciantes e agências levaram a comunicação a um novo patamar. Prova disso são as inúmeras campanhas que ficaram famosas no Brasil, ganharam prêmios internacionais e, até hoje, ainda são lembradas pelos consumidores.
Entre elas, podemos citar a campanha do primeiro sutiã, da Valisère e as clássicas brigas entre os comerciais do Guaraná Antártica e da Coca-Cola. Temos ainda a campanha “Mamíferos, da Parmalat e a fase de ouro em que as marcas de cerveja travavam guerra anúncio após anúncio.

Estratégias criativas da publicidade – livro de João Anzanello Carrascoza

Se este assunto chamou sua atenção até aqui, saiba que você ainda pode analisar mais uma publicidade criativa. Até porque, desde 2015, está disponível no mercado o livro do professor e escritor João Anzanello Carrascoza, “Estratégias criativas da publicidade”.

Na obra, ele aborda a fundo pontos de vista sobre as retóricas da criação publicitária e até algumas estratégias discursivas. A partir de uma abordagem original, você ainda pode conferir a participação da prática e da teoria na publicidade e qual a lógica presente entre consumo e produção.

Gostou desse post? Navegue pela nossa categoria sobre publicidade e aprenda muito mais sobre esse assunto tão vasto.