O que é publicidade?

Uma das grandes ferramentas para promover e vender desde produtos a serviços e ideias, a publicidade também é o grande elo entre quem vende e quem consome. Por isso que ela é amplamente empregada para gerar renda entre empreendedores, autônomos, empresas e até instituições governamentais.

Vale salientar que a publicidade faz muito mais do apenas indicar, mostrar, relembrar ou informar sobre determinado serviço ou produto. Isso porque ela tem a característica de conquistar consumidores pelo seu incrível lado persuasivo.

O que é publicidade na prática?

Em linhas gerais, a publicidade serve para passar uma determinada mensagem em relação a um serviço ou produto para seu potencial e pré-determinado público-alvo. Nesse sentido, ela tem uma importância vital, tanto para anunciantes que investem na ferramenta quanto para os profissionais chamados de publicitários.

Aliás, esses profissionais são responsáveis por transformar a publicidade num componente que atua como uma eficiente técnica de mercadologia. Para isso, profissionais, sob a tutela de pesquisas e anunciantes, utilizam uma série de meios de divulgação, como o jornal, o rádio, a televisão e até mesmo a internet.

O que é publicidade na prática?
Fazendo publicidade

O que significa publicidade segundo o dicionário?

Publicidade é um substantivo feminino, um verbete que pode ser empregado para designar uma série de conceitos. Entre eles, os mais comuns no mercado e no próprio meio publicitário são:

  • Difusão de ideias, ideologia, religião ou crenças;
  • Divulgar certas qualidades de uma pessoa ou algo;
  • Anunciar um produto empregando um texto;
  • Qualidade ou estado do que é público;
  • Veiculação de peças em mídias para influenciar determinado consumidor a comprar algo.

Fazer publicidade funciona?

Conforme você pode analisar com a gente, a publicidade é uma ferramenta que visa levar a mensagem de um anunciante até seu público-alvo. No entanto, para ser mais eficiente, ela tem que atuar alinhada com uma estratégia da área de Marketing.

Para isso, a publicidade também engloba processos, como a compra de espaços nos veículos de comunicação frente à pesquisas. Assim, cada anúncio de um publicitário tem maiores chances de incentivar determinada faixa de consumidor a comprar o que seu anunciante quer vender.

Enfim, além cativar, motivar e estimular o consumo, através dessa profissão a publicidade comprova que uma comunicação eficiente, criativa e planejada é mais do que necessária num mercado cada vez mais competitivo. Afinal, ela é um investimento que pode colocar tanto o produto na casa do cliente quanto a marca em sua cabeça e coração.

Isto posto, podemos concluir que sim, a publicidade funciona muito bem!

Não deixe de conferir quais os principais tipos de publicidade existentes.