História da publicidade – do início aos dias atuais

Apesar de precisar ser criativa e inusitada, a carreira de um publicitário tem algo em comum com todos os demais cursos: saber qual a história da profissão. Ao certo, sabemos que as origens desta profissão foram marcadas por avanços importantes.

Como resultado, hoje em dia cada conteúdo e técnica do Curso são tão elaborados que exigem até mesmo a consultoria de psicólogos e pesquisas de mercado para auxiliar na criação, produção e divulgação de peças e materiais de campanha. Enfim, confira a seguir suas origens e como a história da publicidade e propaganda desenvolveu-se ao longo dos tempos.

Como tudo começou?

Ao certo, foi a partir da invenção da escrita que o ser humano tem uma crescente necessidade de se comunicar. Seguindo nessa linha, de acordo com relatos e documentos históricos, a publicidade e propaganda já dava seus primeiros passos com os antigos egípcios.

Isso porque eles já empregavam diversas técnicas visando a comunicação por meio mensagens em cartazes e papiros. Contudo, elas tinham sua elaboração embasada apenas na intuição, visto que ainda não tinham aperfeiçoado uma metodologia que permitisse alcançar seu público-alvo de forma mais assertiva.

Ainda segundo registros, a publicidade começou a ganhar fins mais comerciais no ano de 1650, com anúncios publicados em jornais ingleses. À época, eram apenas seis anúncios por edição, mas um século depois as veiculações passaram a ser de cerca de cinquenta anúncios.

Vale lembrar que, nos Estados Unidos, apenas no ano de 1704 foi veiculado o primeiro anúncio em jornal. Já no Brasil, os primeiros anúncios em jornais só foram registrados após a década de 1850.

história da publicidade e propaganda

Evolução da publicidade, o que mudou?

Nos dias atuais, as empresas de comunicação passaram por longos processos de modernização, normatização e regulamentação. Até porque elas são responsáveis por englobar praticamente todos os processos de veiculação, desde o planejamento até a criação e veiculação.

Para acelerar ainda mais essa evolução, essas empresas também precisaram acompanhar toda a evolução tecnológica que chegou com a virada do século. Nesse sentido, no caso de uma agência de publicidade, até mesmo a estrutura administrativa e próprio quadro de colaboradores precisaram passar por mudanças.

Ou seja, a vital evolução dos profissionais tem relação direta com os novos meios de comunicação que existem hoje. Assim, numa agência de comunicação, são necessárias habilidades distintas divididas em setores como:

  • Planejamento de Mídia;
  • Atendimento;
  • Departamento de Criação;
  • Planejamento estratégico;
  • Produção on-line.

Gostou da história? Mais curiosidades que você pode gostar: porque o símbolo da publicidade é o galo?