Como escolher a melhor hospedagem para seu site?

Uma dúvida que sempre temos quando criarmos um site é: Onde hospedar meu site? Você deve considerar o seguinte antes de escolher um provedor de hospedagem na web:

Servidor compartilhado / dedicado

Homem acessando site
Hospedagem de site

Veja se é um servidor web compartilhado que atenderá às suas necessidades ou se você precisa de um servidor dedicado. A maioria das pequenas empresas começa com um servidor compartilhado e, quando se tornam grandes, mudam para um servidor dedicado. Obviamente, o custo de um servidor de hospedagem compartilhada é muito menor do que o de um dedicado.

Espaço disponível

Verifique com os provedores de hospedagem quanto espaço para arquivo eles têm no servidor. Lembre-se de que os arquivos do seu site podem aumentar significativamente à medida que o site é desenvolvido e, portanto, certifique-se de que o espaço fornecido seja suficiente.

Banco de dados

Valide se o plano tem disponível um banco de dados pelo menos e qual a capacidade de armazenamento dele, a maioria dos sistemas como WordPress, Joomla! e Prestashop utilizam o banco de dados MySQL.

Contas de e-mail

Cheque com o provedor de hospedagem quantas contas de e-mail são suportadas e quanto espaço máximo permitido para essas contas. Ter um canal para fácil comunicação com seus visitantes, clientes e parceiros é muito importante.

Certificado SSL e CloudFlare

Esses 2 itens são muito importantes para segurança de seu site. O certificado SSL te ajuda a oferecer mais segurança para seus visitantes no acesso ao site, além disso com este certificado seu site tem um desempenho melhor nos sites de busca. O CloudFlare é muito bom para acelerar a exibição dos dados através de armazenamento em cache de seu site por servidores em todo mundo, ele também protege seu site de ataques e ações indesejadas.

Linux x Windows

Embora os sistemas operacionais Linux sejam os mais comumente utilizados por provedores de hospedagem, existem aqueles que também oferecem servidores Windows. Se você preferir um sistema operacional específico, é importante verificar isso antes de contratar um plano. A maioria dos sites da internet são criados em PHP e a hospedagem Linux é ideal para essa linguagem, se você vai fazer um site em PHP ou HTML por exemplo, recomendo a hospedagem Linux.

Suporte oferecido

Verifique quais os dias e horários de atendimento da equipe de suporte, a maioria atualmente já disponibiliza um atendimento 24×7, mas isso depende muito mais de sua necessidade, se é um site simples apenas para guardar um projeto antigo, talvez você não precise de suporte imediato e pode esperar um pouco mais para restabelecer o acesso, agora se você cuida de uma loja online ou site da empresa, você certamente gostaria de ter atendimento a qualquer hora que desejasse. Outro ponto importante é verificar quais canais de atendimento eles possuem, por exemplo: e-mail, portal, WhatsApp, telefone, chat. Veja qual tipo de atendimento você mais gosta e procure uma empresa de hospedagem que o tem.

Backup de dados

Veja se o plano contrato gera backups automaticamente e qual a facilidade na restauração. É muito importante manter uma cópia de backup de seu site, para que você possa retornar para versão anterior caso aconteça algum problema. Muitas empresas de hospedagem já fornecem sistemas que geram backups diariamente de seu site.

Domínio

Se você ainda não tem um domínio registrado, verifique se a empresa de hospedagem fornece o registro de um domínio grátis na assinatura do plano, entretanto mesmo que não forneça você deve realizar o registro de um domínio, seja na própria empresa de hospedagem, revendedor de domínios ou órgão nacional responsável pelo registro de domínios de seu país. Um domínio é muito importante para ter sua presença na web, além de passar mais credibilidade, você terá um melhor posicionamento nos sites de busca.

Migração de site

Se você já tem um site em uma outra empresa e deseja transferir para uma nova, veja se eles oferecem o serviço gratuito de migração de seu site. Muitas empresas oferecem essa facilidade de migração grátis, pois sabem que esta pode ser uma grande dificuldade na hora de mudar de hospedagem.

Dica extra

Além do exposto, é claro verifique a reputação do provedor de hospedagem e leia as avaliações feitas pelos usuários. Lembre-se de que um plano de hospedagem de sites barato pode não valer a pena, dependendo das características e necessidades de seu site. Considere também o aspecto de segurança do provedor de hospedagem porque a vulnerabilidade do site a spam e vírus seria a última coisa que você desejaria.