Anunciar no Google Ads é certeza de vendas?

O Google Ads, ou Google adwords, é garantia de sucesso em vendas?

A velha questão se vale a pena ou não anunciar no Google Ads é antiga e parece que nunca sai de moda. Pois bem, vale a pena para sua empresa ficar entre as 3 primeiras ou as 4 primeiras posições no Google? Se sim, quanto você estaria disposto a pagar por isso?

São inúmeros fatores sobre o Google Ads e para os mais leigos podemos citar pequenos exemplos que farão toda a diferença, entre eles:

  • Conhecer seu público alvo,
  • Focar a princípio em frases objetivas de vendas,
  • Se for prestação de serviços anunciar no máximo para um raio de 10 km do seu local de atendimento,
  • Negativar palavras chaves que você não quer que sua empresa seja encontrada( Fundamental para não torrar a verba).

Vamos falar um pouco desses exemplos ?

  1. Conhecer seu público alvo
    É fundamental que você saiba para quem vender seus produtos ou serviços e digamos que seu serviço seja para as Classes A e B por ser um serviço de preço moderado a alto, convém você anunciar em Bairros mais nobres. Aliás, de imediato é necessário que sua localização geográfica também esteja num bom bairro pois as pessoas de bairros nobres não costumam se deslocar para bairros mais simples, a não ser que você tenha um serviço tão exclusivo que valha a pena. Do contrário, você terá muita dificuldade para atrair o cliente. Conhecendo seu público alvo, você poderá restringir seus anúncios no Google Ads para um raio de 5, 10 kms perto da sua empresa e ainda poderá até mesmo divulgar os serviços de acordo com a renda da pessoa. Isso mesmo, o Google lhe dá a opção de anunciar para as pessoas com a renda financeira de 10% mais alta, 20%, 30% e por aí vai. Pode ser que o Google não seja tão preciso nessa questão de renda, então CUIDADO para não segmentar tanto a campanha( não restringí-la) a ponto de repente o Google quase não divulgar.
  2. Focar a princípio em frases objetivas de vendas
    Digamos que você tenha uma Cafeteria Premium e queira anunciar no Google Ads, você poderia usar frases objetivas de vendas tais como :
    O melhor café de Sp, cafeteria zona sul , Onde tomar café em Sp. OU seja, frases de quem realmente busca ir a uma cafeteria, e não usar frases do tipo:
    Quanto custa um café , qual a melhor marca de café para comprar( pois quem busca isso geralmente quer comprar pó de café para sua casa), Preço de café em sp.
    Entende como dá para melhorar a forma de anunciar?
  3. Negativar palavras chaves que você não quer que sua empresa seja encontrada( Fundamental para não torrar a verba).
    Atençãoooooooooooo– Essa dica é fundamental para que você não torre toda sua verba à tôa e depois diga que o Google Ads não presta.

Vamos aqui para um exemplo clássico

Você tem um Atelier de Costuras especializado em reformar jaqueta de couro legítimo , porém muitas pessoas infelizmente compram jaqueta sintético onde vendedores de má fé insistem em chamar de “jaqueta de couro sintético” e ou ” jaqueta de couro ecológico”, quando na verdade o sintético e o ecológico não são couro.

Nesse caso, é necessário que a pessoa( ou a empresa) que vá anunciar no Google Ads negative as palavras:
Sintético, ecológico, descascar, descascando, esfarelando, entre outras palavras.

Inclusive( ou principalmente) o Google Ads mostra todos os dias quais as frases que sua empresa foi encontrada, então você pode negativar as palavras na qual você não gostaria de ser encontrado.

O Google Ads é vendas ou é branding?

anunciando no google ads e vendendo

Muito se fala sobre isso também, mas o fato da sua empresa ser divulgada nas primeiras posições não deixa de ser um belo fortalecimento de marca( branding), mas quem anunciar no Google Ads quer mesmo é vender, principalmente se a sua empresa está anunciando no Google Ads somente na Rede de Pesquisa e não na Rede de display( Rede de pesquisa é somente para quem quer ser encontrado quando um usuário buscar as palavras chaves no google e a Rede de Display é quando o Google mostra um banner da sua empresa para as pessoas que tenham interesse no serviço ou produto que você anuncia mas que não procurou por aquilo no Google).

Então como fazer uma campanha bem enxuta no Google Ads?

Começar com palavras chaves super específicas do seu nicho , anunciar de repente para 5km ao redor, negativar várias palavras chaves e monitorar constantemente os cliques que você teve para ir negativando os cliques indesejados. Lembre-se que o Google Ads requer um conhecimento razoável( a princípio) e que você nunca pare de estudar a respeito.

Contratar uma empresa para anunciar no Google Ads ou fazer meus próprios anúncios.

Essa pergunta é muito difícil de responder mas se você tem verba sobrando contrate uma empresa que de fato mostre resultados reais, mas vá aprendendo a cada dia para que você possa instruir a empresa a melhorar ainda mais pois a empresa tem especialistas em Google Ads, mas você é o especialista do seu produto ou serviço.

Como no exemplo citado acima, por melhor que seja o especialista do Google Ads ele não terá conhecimento de que jaqueta de couro ” sintético” esfarela e que o seu Atelier de ajuste de roupas não quer ser encontrado com essas palavras. Portanto se você não passar para o especialista você terá prejuízo.

Aliás, mesmo que essa campanha por exemplo esteja redondinha, com diversas palavras chaves negativas e se mesmo assim o usuário chegar no google e digitar frases do tipo :

” Reformar jaqueta de couro”

“Restaurar jaqueta de couro”

” Recuperar jaqueta de couro”

O Google Ads mostrará a sua empresa e você terá esse clique, e aí o usuário irá contatar sua empresa via whats app ou telefone pois para o usuário sua empresa faz esse trabalho,e o Google Ads NÃO TEM CULPA desse clique pois o usuário não digitou as palavras chaves que você negativou , que seriam sintético, ecológico, esfarelando, descascando etc.

Então você percebe que não dá para ser tudo perfeito na hora de anunciar no Google Ads?  Por melhor que você seja, por mais perfeita que seja a sua campanha, se o usuário não for muito específico você pagará por cliques desnecessários.

Ok Ok Ok… você entendeu até aqui mas não lhe respondemos se vale a pena ou não investir no Google Ads, certo?